sábado, 17 de agosto de 2013

Aquela sobre as matérias



Eu recebi um comentário perguntando sobre a escolha das matérias que eu vou cursar lá em Birmingham e resolvi fazer um post sobre isso.

Em maio, pouco depois da offer e da liberação da lista oficial do CNPq, eu recebi um email da University of Birmingham com alguns detalhes úteis como orientação para retirada do visto, calendário acadêmico, semana de recepção, acomodação e um tópico explicando sobre a inscrição em disciplinas.

Nas universidades estrangeiras o esquema de crédito e período é diferente do Brasil. Lá o período equivale a um ano inteiro, dividido em dois semestres, em vez de um semestre como é aqui. Sendo assim, quando você monta a sua grade, você já escolhe matérias para cursar no ano. Porém, tem matérias que duram somente um semestre e outras que duram o ano todo, então é quase um quebra-cabeça! Eu achei um pouco complicado no início, mas depois fui me acertando.

Na UoB (University of Birmingham) você tem que cumprir 120 créditos em um ano, nem um a mais e nem um a menos. Esses 120 créditos não precisam ser divididos igualmente entre os dois semestres, você pode fazer 50 créditos em um e 70 no outro, por exemplo.

Mas calma! Não precisa se assustar com o número 120! As matérias lá não valem 4 créditos, como geralmente é aqui no Brasil. Ia ser uma loucura fazer 30 matérias, né gente?

Lá as matérias geralmente valem 10 ou 20 créditos. No meu caso, que curso engenharia, a maioria das matérias tem 10 créditos e algumas tem 20 créditos, mas são dividas nos dois semestres. Eu optei por cursar francês lá para não esquecer tudo que já tinha estudado aqui no Brasil então minha grade ficou assim: 8 matérias de 10 créditos cada, 1 matéria de 20 créditos e o francês com 20 créditos. Eu consegui equilibrar 60 créditos para cada semestre, o que foi bom para não me deixar sobrecarregada em nenhum deles.

Eu ainda não tenho garantia de que vou poder cursar todas as matérias que eu escolhi, porque pode ter sobreposição de horários ou coisas do tipo, mas só vou ter certeza disso quando eu chegar lá, aí eu conto pra vocês!

O que eu achei mais legal da faculdade é que eles disponibilizam um site com o catálogo das matérias que podemos puxar e inclui matérias não só do seu curso, mas de todos os cursos que a faculdade oferece. É claro que muita gente vai pra lá para fazer matérias relacionadas ao curso, mas é bem legal ter a opção de cursar alguma matéria de cinema ou direito.

Por falar em matéria relacionada, muita gente tem a preocupação de cortar matérias na faculdade de origem quando voltar do intercâmbio para evitar atrasar muito a formatura. Eu entendo perfeitamente essas pessoas, mas eu penso um pouco diferente. O fato de eu estar indo morar um ano na Europa, estudando em uma universidade bem conceituada só me faz ter vontade de aproveitar coisas que a minha universidade aqui no Brasil não me oferece. Mas isso é polêmico demais para escrever em um parágrafo :P

O post ficou grande, mas espero que vocês tenham gostado e que continuem gostando! O blog atingiu 5.000 visualizações e estou dando pulinhos de alegria com isso! Obrigada a todos que acompanham!!




2 comentários:

  1. Oi, qual engenharia você faz? Me inscrevi pro próximo edital e University of Birmingham é uma das que eu gostei. Queria saber como é a estrutura da universidade, em termos de laboratórios e tal. Faço Eng.Eletrônica aqui na UFSC em Floripa

    Valeu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edson :)

      O blog ficou abandonado nesse tempo e acabei não te respondendo, me desculpe por isso. Eu curso engenharia química e pretendo responder sua pergunta como um post, porque acho que fica mais fácil de falar sobre a estrututa da Uni, o que você acha?

      Obrigada por ler o blog :)

      Excluir